No dia 5 de setembro, terça-feira, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Patrocínio celebrou a inauguração de sua mais recente conquista: a Horta Acessível na Chácara Morada do Sol. Essa realização foi possível graças ao compromisso e apoio do Desafio Diversidade e Inclusão, uma iniciativa da Mosaic Fertilizantes, em conjunto com o Instituto Mosaic e voluntários das unidades onde a Mosaic Fertilizantes opera.

Inicialmente concebido para revitalizar a horta e o pomar da Chácara Morada do Sol, o projeto evoluiu ao longo do tempo para abranger muito mais do que a simples renovação de áreas agrícolas. Sob a liderança da Mosaic Fertilizantes, o local foi transformado em um canteiro acessível, projetado para atender a todos os públicos assistidos pela instituição.

Características da Horta Acessível:

Acessibilidade Universal: O novo canteiro foi construído com acessibilidade em mente, garantindo que cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção possam desfrutar plenamente do espaço.
Inclusão Visual: Um mapa tátil foi instalado para auxiliar deficientes visuais a explorar a horta, proporcionando uma experiência sensorial única.
Alturas Variadas: Os canteiros foram projetados com diferentes alturas, tornando-os acessíveis para pessoas de todas as idades e habilidades.
Espaço Interativo: A varanda da Chácara Morada do Sol também foi revitalizada, transformando-se em um espaço interativo que se conecta perfeitamente com o novo canteiro, promovendo a interação entre os visitantes e a natureza.
Eficiência de Irrigação: O sistema de irrigação da horta foi modernizado com a instalação de novos aspersores, garantindo uma irrigação precisa e eficiente.
Renovação do Pomar: O pomar foi revitalizado com o plantio de novas mudas no lugar das árvores antigas e a implementação de um sistema de irrigação por gotejo para maximizar a produção de frutas.

O sucesso deste projeto não teria sido possível sem o apoio crucial de diversos parceiros da Mosaic Fertilizantes:
CRL Construções
Lug Engenharia
Enind Engenharia
Naturalia Socioambiental
Ao COE de Projetos e as áreas de Operação de Mina, EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança) e Infraestrutura
Os voluntários de Patrocínio também são aplaudidos por seu comprometimento e esforço incansável na realização deste projeto que, além de promover a inclusão e acessibilidade, também contribui para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

A inauguração da Horta Acessível na Chácara Morada do Sol da APAE Patrocínio representa um marco de diversidade, inclusão e sustentabilidade, destacando a importância da colaboração entre empresas, organizações e voluntários para melhorar a vida das pessoas com necessidades especiais em nossa comunidade. Este projeto inspirador é um exemplo brilhante de como juntos podemos construir um mundo mais inclusivo e acessível para todos.