Assistência Social

A APAE, oferece serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.  As ações de assistência social contam com atendimento especializado, são organizadas e direcionadas para as situações de vulnerabilidade, risco pessoal e social. Além desse serviço, são realizadas ações com foco na defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla sua família.

Centro Dia “Viver e Conviver”

Centro Dia “Viver e Conviver” possui locação própria, na Chácara Morada Do Sol, oferecendo às pessoas com deficiência intelectual e múltipla com algum grau de dependência, que tiveram ou têm as suas limitações agravadas tais como: extrema pobreza, histórico de desassistência de serviços essenciais, precariedade dos cuidados familiares, alto grau de estresse do cuidador familiar, desvalorização da potencialidade e capacidade da pessoa com deficiência, isolamento social, confinamento, dentre outras situações que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia da dupla pessoa cuidada e cuidador familiar.

As atividades são organizadas de acordo com as respectivas ambiências que são realizadas através das seguintes oficinas – Semeando vida, Com amor e Arte, Sabores da Vida e Salão de Beleza:

Atividades de cuidado e autocuidado. Promove apoio a pessoa em situação de deficiência intelectual e múltipla nas atividades da vida prática e cotidiana. Desenvolve habilidades de administrar e gerenciar a vida integrando a mesma na comunidade.

Atividade de convivência e interação. O objetivo é que através da consciência corporal, arte e expressão, sejam adquiridas habilidades sociais e de comunicação, ampliando assim, o repertório comportamental, melhorando suas interações interpessoais.

Atividade de vida sócio familiar e comunitária. (Eventos, clube esportivos, associações de moradores, clubes de serviços, entre outros).

Defesa e Garantia dos Direitos

O trabalho social requer a compreensão das vulnerabilidades sociais das famílias, elaborando estratégias para apoiá-las na superação dessas dificuldades. Nesse sentido, requer saberes científicos e princípios éticos que fujam do senso comum e das ideias preconceituosas, fundamentando-se no fortalecimento da cultura do diálogo, da parceria, no combate a todas as formas de exclusão, de preconceito, de discriminação e estigmatização nas relações familiares.

Por isso, faz-se necessário a adoção de uma abordagem metodológica clara, que promova uma reflexão crítica sobre as situações vividas pelas famílias que possuem uma pessoa com deficiência em seu núcleo, e favoreça a percepção das dimensões individuais e coletivas da situação vivenciada, definindo estratégias e projetos individuais e coletivos de superação das situações de vulnerabilidade e risco social encontradas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida família e do usuário.

Dentro dessa abordagem, oferecemos os Programas Escola de Família, Escola de Formação de Autodefensores e Pesquisa de Satisfação do Usuário.

O objetivo desse programa é promover a defesa de direitos, a capacitação das famílias sobre o que é a deficiência, como é a legislação nos campos da saúde, educação, assistência social e em como melhorar a relação entre as pessoas com deficiência e suas famílias, abrangendo, irmãos, tias, avós, entre outros familiares.

Atividades do programa

  • Curso de formação de 120 horas/aula, dividido em 03 (três) módulos de 30 horas cada um;
  • Aulas expositivas;
  • Diálogo de vivências;
  • Sessão de Cinema;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Articulação e mobilização dos participantes para participarem dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas do Município.

Esse programa tem como objetivo proporcionar às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, processos de capacitação dos seus direitos e deveres fortalecendo seu protagonismo para o exercício de sua cidadania, apoiando-os na, elaboração e expressão de ideias e na habilidade de relacionarem-se em grupo.

Atividades do programa

  • Curso de formação de 200 horas/aula, dividido em seis módulos de 30 horas cada um, sendo 20 horas de atividades complementares;
  • Aulas expositivas;
  • Diálogo das vivências;
  • Sessão de cinema;
  • Dinâmicas de grupo.

A Pesquisa de Satisfação do usuário é uma ação de monitoramento e avaliação sobre a qualidade dos serviços oferecidos pela APAE as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias. O Objetivo dessa pesquisa é qualificar as intervenções nos espaços da APAE de Patrocínio e verificar se as mesmas estão em consonância com as demandas dos nossos usuários dos serviços que são oferecidos.

Trabalho com as Famílias

O objetivo desses projetos é ampliar a rede de convivência e participação das famílias, através de encontros criando espaço de acolhida, troca de experiências e reflexão sobre o sentir, o pensar, o agir, as dinâmicas familiares, dentre outras reflexões, com finalidade da construção coletiva de novas formas de promoção e autonomia e qualidade de vida, gerando o empoderamento das famílias. Assim temos as seguintes oficinas Roda de Conversa e Apoio – Mães Apaeanas, Fazendo Arte, Conviver e família Informada.

Essa oficina conta com a parceria da Casa da Cultura de Patrocínio e tem como objetivo ampliar as trocas culturais e de vivências, desenvolvendo sentimentos de pertencimento e identidade, e incentivando a socialização e a convivência comunitária, além de proporcionar a geração de renda através da comercialização dos artesanatos. Esta oficina é voltada para as famílias dos usuários.

O objetivo dessa oficina é abordar temas da vida cotidiana, sobretudo quanto à estima e empoderamento dos cuidadores de pessoas com deficiência, bem como a diminuição do estresse ocasionado pela rotina de cuidados extensivos.

Essa oficina consiste na realização de encontros de grupos de familiares de usuários da APAE de Patrocínio, realizados através de palestras informativas, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos participantes acerca de temas referentes à deficiência intelectual e múltipla e seus desdobramentos e aos direitos e deveres da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e de suas famílias.