Na manhã desta segunda-feira, 06/06, atletas da APAE de Patrocínio embarcaram rumo à Belo Horizonte para participarem da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2022.

“Esta edição de 2022 marca a retomada do formato presencial, tão importante para a saúde física e emocional dos nossos estudantes.” afirma Julia Sant’Anna, Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais.

Em 2020 e 2021, em virtude da pandemia, as competições presenciais foram substituídas por competições virtuais de jogos eletrônicos.

“Teremos grandes competições com a participação de atletas dos 853 municípios mineiros, o que é de extrema significância para a retomada do convívio social dos jovens.” continua Julia Sant’Anna, em boletim publicado no site oficial do JEMG.

O Prefeito Municipal de Belo Horizonte, Fuad Noman, falou sobre a importância da inclusão das Paralimpíadas Escolares dentro do JEMG. “O esporte desempenha um importante papel na formação do cidadão. Abre um mundo cheio de possibilidades e oportunidades infinitas. A inclusão das Paralimpíadas Escolares dentro da competição escolar cria um momento ímpar de integração e socialização aos participantes, permitindo que todos tenham direito à convivência e ao seu pleno desenvolvimento por meio das práticas esportivas.”

O treinamento esportivo dos atletas da APAE de Patrocínio é fomentado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio do Programa Núcleos de Fomento ao Paradesporto, no qual a associação teve seu projeto paradesportivo classificado em 2021. Através do projeto, a APAE oferta treinamento esportivo a 49 usuários assistidos pela associação, em 4 modalidades esportivas: Tênis de Mesa, Atletismo (corrida, salto, lançamento e arremesso), Natação e Bocha.

Acompanhados pelos técnicos Bruno Dorneles dos Santos e José Ricardo Coelho Rodrigues da Cunha e também pela colaboradora Tatiana Flavia de Oliveira, nove atletas da APAE de Patrocínio vão competir nas modalidades de Atletismo, Natação e Tênis de Mesa. Os jogos acontecem entre os dias 6 e 9 de junho.

Confira os atletas da associação que competirão no JEMG 2022 e suas modalidades:

  • Kiara Souza Lima – Atletismo
  • Lucas Eduardo Silva – Natação
  • Maria Cecillia Fernandes Oliveira – Natação
  • Ryan Pereira dos Santos – Atletismo
  • Savio Gabriel Nascimento – Atletismo
  • Sebastião Augusto Leal Borges – Atletismo
  • Sthefani Oliveira da Silva – Tênis de Mesa
  • Webert Gustavo Oliveira Silva – Tênis de Mesa
  • Aparecida Eduardo Silva – Natação

A APAE de Patrocínio expressa seu agradecimento à Prefeitura Municipal de Patrocínio e à Secretaria de Obras, através do prefeito Deiró Moreira Marra e do secretário Wellington Rodrigo Fernandes, que não mediram esforços para atender nossa solicitação referente ao transporte dos atletas à capital mineira.

Parabenizamos nossos atletas pelo empenho, dedicação e foco no desenvolvimento de suas habilidades esportivas, assim como seus pais e familiares pelo incentivo. Acreditamos em suas potencialidades e estamos torcendo muito por vocês!