Na última quinta-feira (07/07), representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) estiveram na Chácara Morada do Sol para acompanharem o Projeto Delícias do Bem.

O projeto foi um dos três contemplados em Minas Gerais pelo Programa Amigo de Valor 2021, do Santander Brasil, que garantiu o financiamento de 100% do valor do projeto apresentado pela associação.

A inscrição do projeto no Programa Amigo de Valor 2021 foi feita por meio do CMDCA, que avaliou e selecionou o projeto para concorrer ao benefício.

Durante a visita, as representantes do CMDCA puderam acompanhar de perto os processos de preparo dos alimentos na oficina e degustar as delícias preparadas pelos usuários do projeto.

Projeto Delícias do Bem

O projeto consiste na promoção de uma oficina culinária na Chácara Morada do Sol, com capacidade de atendimento para 20 adolescentes – com idades entre 13 e 17 anos – com deficiência intelectual e múltipla.

Os grupos da oficina são organizados no contraturno da escola e os usuários são atendidos duas vezes por semana, em sessões com duração de quatro horas. Nessa oficina, os usuários aprendem a produzir diversos tipos alimentos que, posteriormente, são comercializados internamente e também na comunidade, através do Mercadinho da APAE, localizado na sede administrativa da associação.

A Coordenadora de Projetos da APAE de Patrocínio, Romilda Oliveira, ressalta a importância do projeto para os adolescentes da comunidade: “Por meio dessa oficina, os usuários têm a oportunidade de formação e aprendizagem para inclusão social e no mercado de trabalho. Além disso, o projeto também previne vulnerabilidades, porque na oficina os adolescentes têm seu tempo ocupado com qualidade, evitando ficarem na rua.”