As aplicações de Botox, aliadas ao tratamento fisioterapêutico contínuo, é um dos tratamentos mais indicados para a espasticidade muscular

Por Assessoria de Comunicação da APAE de Patrocínio-MG

Patrocínio-MG, 16 de setembro de 2021 

Popularmente utilizada para fins estéticos, a toxina botulínica, mais conhecida como Botox, é uma importante aliada no tratamento de pacientes com sequelas ocasionadas por lesões no sistema nervoso central, como a paralisia cerebral e o acidente vascular encefálico (AVE).

A toxina botulínica age bloqueando a contração muscular e, a partir desse princípio, sua aplicação apresenta efeitos benéficos aos pacientes com sequelas musculares, como a espasticidade, que consiste em um distúrbio no controle muscular, caracterizado por tensão, rigidez, aumento dos reflexos dos tendões e incapacidade de controlar os músculos. Nesses casos, a aplicação da toxina atua no aumento da amplitude de movimento e na melhora das funções dos membros afetados pelas lesões neurológicas. Além disso, quando associadas ao tratamento fisioterapêutico contínuo, as aplicações de Botox ajudam a reduzir o desgaste da imobilização e a dor e facilita a realização da higiene e de outras atividades funcionais, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Na APAE de Patrocínio, o uso da toxina botulínica para fins terapêuticos é oferecido desde 2019, de forma totalmente gratuita, por meio de parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), que fornece as ampolas do medicamento à associação.

No último atendimento realizado pela APAE, no dia 20 de agosto de 2021, dentre os usuários atendidos, estava L. D. M., paciente de 19 anos com paralisia cerebral infantil. A mãe da jovem, Eliene Damiana Martins, falou sobre o atendimento recebido na instituição e dos resultados que a filha vem alcançando através do tratamento com a aplicação da toxina botulínica: “Eu sou de Patrocínio, mas estava morando em Goiânia (GO) e decidi voltar para Patrocínio justamente pelo atendimento da APAE. O atendimento aqui é totalmente diferente do que eu já passei nesses quase 20 anos com ela. É muito bom, não tenho o que reclamar, só a agradecer! Ela está tendo uma boa melhora, principalmente depois dessas aplicações de Botox. Ela está tendo mais flexibilidade nas perninhas e nos bracinhos, também está tendo mais abertura nas pernas, que antes era mais difícil… Então está sendo cem por cento!”

Na APAE de Patrocínio, o médico responsável pelas avaliações e aplicações da toxina botulínica é o neurocirurgião Dr. Marcelo Gomes de Almeida. De acordo com o médico, “a toxina botulínica é muito útil nos tratamentos de espasticidade muscular, como nos casos de crianças com paralisia cerebral ou de pacientes pós AVC”. No entanto, Marcelo ressalta que, para alcançar ganhos satisfatórios, a aplicação da toxina deve estar associada ao tratamento fisioterapêutico. “Nesses casos, a toxina funciona como um apoio. Além das aplicações, todos os usuários necessitam de tratamento fisioterapêutico contínuo, que inclusive deve ser intensificado após as aplicações. Durante o acompanhamento desses usuários, temos percebido um ganho muito grande na amplitude de movimento dos membros afetados após as aplicações do Botox”, conclui Dr. Marcelo.
Para mais informações, ligue: (34) 3839-9666 / 3839-9650.