Na manhã de ontem (22/08), a APAE de Patrocínio realizou a abertura oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no Paço Municipal, com a participação de usuários e representantes da APAE, além de diversas autoridades locais.

Instituída pela Lei Federal nº 13.585 de 2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e a inclusão social de todos.

O tema proposto esse ano pela Federação Nacional das Apaes – “Superar barreiras para garantir inclusão” – possibilita uma discussão sobre quais mudanças e adaptações nossa sociedade deve fazer para garantir a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Em sua fala, a Diretora Administrativa da APAE, Claudia Carla Correa Nunes, apresentou uma reflexão importante sobre o tema. “Dentre as diversas barreiras que as pessoas com deficiência encontram, sejam arquitetônicas, urbanísticas, de transporte, a que mais compromete o avanço da inclusão são as barreiras atitudinais. Essas atitudes, sejam intencionais ou não, em forma de pequenas ações no dia a dia, inibem, desencorajam, excluem e segregam as pessoas com deficiência.”

Apesar da inclusão das pessoas com deficiência ser um tema recorrente nos dias atuais, ainda é um processo repleto de desafios e estigmas. Falar sobre barreiras para a inclusão é fazer um exercício cotidiano de quanto nós, pessoas sem deficiência, precisamos nos adaptar para que as pessoas com deficiência estejam, de fato, incluídas na sociedade.

“Um simples olhar e uma simples atitude podem contribuir para uma sociedade mais inclusiva. Acreditar nas pessoas com deficiência é a ação mais simples que podemos fazer.” concluiu Claudia.

A autodenfensora da APAE de Patrocínio, Maria Abadia, abriu a programação do evento falando sobre a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na luta pelos direitos da pessoa com deficiência. Em seguida, usuários da APAE e integrantes do Programa Arte Viva fizeram uma apresentação artística, cantando e interpretando a canção Anunciação, de Alceu Valença. Por fim, o usuário da APAE, Mateus Amorim, apresentou um relato pessoal e contou experiências vividas enquanto pessoa com deficiência física, evidenciando barreiras ainda existentes na sociedade e a importância da luta coletiva pela inclusão.

O Presidente da APAE, Fernando Bernardes, e representantes do poder público, como o Presidente da Câmara Municipal de Patrocínio, Florisvaldo José de Souza (Valtinho), e o Prefeito Municipal, Deiró Moreira Marra, expressaram a importância do evento para a promoção de debates sobre ações e políticas púbicas voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência em nossa comunidade.

A abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi um sucesso, cumprindo seu papel ao promover o protagonismo da pessoa com deficiência e abrir espaço para o debate sobre a inclusão junto ao poder público local.

A APAE de Patrocínio convida a todos para participarem das demais ações previstas para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Confira a programação: