A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDIM) é uma campanha anual desenvolvida pela Federação Nacional das APAEs (FENAPAES) desde 1963, tendo sido instituída pela Lei Federal 13.585, em 2017, e também pela Lei Municipal 5.371, em 2021. A campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e promover sua inclusão social.

Neste ano, a SNPDIM será realizada de 21 a 28 de agosto, com o tema “Conectar e somar para construir inclusão”. O tema destaca a importância da conexão entre as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias, a comunidade e os profissionais que trabalham com elas.

Ao conectar-se, às pessoas com deficiência intelectual e múltipla podem compartilhar suas experiências, aprender umas com as outras e construir uma rede de apoio. A comunidade também pode se beneficiar dessa conexão, aprendendo sobre a deficiência intelectual e múltipla e como apoiar as pessoas com essas condições.

Os profissionais que trabalham com pessoas com deficiência intelectual e múltipla também podem se beneficiar da conexão, compartilhando experiências e conhecimentos. Isso pode ajudar a melhorar a qualidade dos serviços prestados a essas pessoas.

A SNPDIM é uma oportunidade de conscientizar a sociedade sobre a deficiência intelectual e múltipla e promover sua inclusão social. Ao conectar-se e somar, podemos construir uma sociedade mais inclusiva para todos.

Como parte das ações da SNPDIM, a APAE de Patrocínio preparou uma programação que visa promover momentos de interação e integração social às pessoas com deficiência da nossa comunidade, abrindo espaço para que elas possam manifestar suas opiniões e pontos de vista e compartilhar suas experiências com pessoas de toda a comunidade. Confira abaixo a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da APAE de Patrocínio.

O que você pode fazer para ajudar a construir uma sociedade mais inclusiva?

Há muitas maneiras de ajudar a promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Aqui estão algumas ideias:

  • Participe da SNPDIM em sua comunidade.
  • Doe para uma organização que apoia as pessoas com deficiência intelectual e múltipla – Faça sua doação para a APAE de Patrocínio clicando AQUI.
  • Voluntarie seu tempo para trabalhar com pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
  • Fale sobre a deficiência intelectual e múltipla com seus amigos e familiares.
  • Apoie as políticas públicas que promovem a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Ao adotar essas medidas, você pode ajudar a construir uma sociedade mais inclusiva para todos.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as ações da nossa associação:

Para mais informações, ligue: (34) 3839-9650.