A APAE de Patrocínio teve mais um projeto classificado no último edital do Programa Núcleo de Fomento ao Paradesporto, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG). Dentre os 16 classificados, a associação aparece em 9º lugar, garantindo o incentivo de R$ 45.578,45 para dar continuidade ao projeto esportivo no ano de 2023.

Atualmente a APAE oferta treinamento esportivo a 50 usuários assistidos pela associação, em 4 modalidades esportivas: Tênis de Mesa, Atletismo (corrida, salto, lançamento e arremesso), Natação e Bocha.

Em 2022, por meio do incentivo do programa, a APAE investiu em novos equipamentos e contratou um novo profissional de educação física para intensificar o treinamento dos atletas da associação. Com isso, a associação e seus atletas alcançaram ótimos resultados nas competições que participaram. No decorrer do ano, a equipe marcou presença em 8 eventos esportivos, sendo eles: Corrida da Polícia Militar, Corrida do Trabalhador, Corrida da Fogueira, JEMG-Jogos Escolares de Minas Gerais, Meeting Loterias Caixa, Paralimpíadas Escolares Etapas Regional e Nacional e Olimpíada Nacional das APAES. No total foram 10 troféus e 60 medalhas, sendo 28 medalhas de ouro, 18 medalhas de prata e 14 medalhas de bronze.

Com a renovação do incentivo, a APAE já efetivou a contratação de uma estagiária para auxiliar no treinamento dos atletas e também para acompanhá-los nas competições fora do município. As metas para 2023 são intensificar o treinamento dos atletas, ampliar a participação em competições locais, regionais e estaduais e superar os resultados alcançados em 2022.