Lucas Eduardo Silva (15), atleta de natação da APAE de Patrocínio, se destacou em diversas competições estaduais e nacionais em 2022, sendo três vezes campeão mineiro e ficando entre os três melhores atletas da modalidade nas Paralimpíadas Escolares, com duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. O alto rendimento do atleta, além de lhe render diversas medalhas e troféus, foi reconhecido pelo programa Bolsa Atleta, que patrocinará o atleta durante 12 meses.

O Bolsa Atleta é um programa do Ministério do Esporte brasileiro criado em 2005, que patrocina individualmente atletas e para-atletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais de sua modalidade.

De acordo com o treinador do atleta na APAE de Patrocínio, Bruno Dorneles, o incentivo do programa será de grande importância para viabilizar a participação do atleta nas competições de 2023. “O foco agora é intensificar os treinos para conquistar resultados ainda melhores esse ano, garantindo a renovação do benefício para o próximo ano.”

O treinamento esportivo dos atletas da APAE de Patrocínio é fomentado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio do Programa Núcleos de Fomento ao Paradesporto, no qual a associação teve seu projeto paradesportivo classificado pelo segundo ano consecutivo. Através do projeto, a APAE oferta treinamento esportivo a 40 usuários assistidos pela associação, em 4 modalidades esportivas: Tênis de Mesa, Atletismo (corrida, salto, lançamento e arremesso), Natação e Bocha.

A APAE de Patrocínio parabeniza Lucas pela conquista do incentivo e, sobretudo, pela sua dedicação, foco e desempenho nos treinos e competições, e parabeniza também o treinador Bruno pelo trabalho incrível que vem realizando junto aos atletas da associação.