Em 2022, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla aconteceu entre os dias 21 e 28 de agosto, promovendo diversas ações e eventos com base no tema “Superar barreiras para garantir inclusão”. Instituída pela Lei Federal nº 13.585 de 2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e a inclusão social de todos.

O tema proposto pela Federação Nacional das Apaes possibilitou uma discussão sobre quais mudanças e adaptações nossa sociedade deve fazer para garantir a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Diante do tema proposto, a Apae de Patrocínio preparou uma programação exclusiva voltada à promoção de momentos de interação e integração social às pessoas com deficiência da nossa comunidade, abrindo espaço para que elas pudessem manifestar suas opiniões e pontos de vista e compartilhar suas experiências com pessoas de toda a comunidade.

A programação foi iniciada com uma missa em ação de graças, realizada no domingo, dia 21, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, com a participação de usuários, famílias e colaboradores da Apae. Já na segunda-feira, dia 22, foi realizada a abertura oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no Paço Municipal, com a participação de usuários e representantes da associação, além de diversas autoridades locais. Na quinta-feira, dia 24, foram promovidas duas sessões de cinema para os usuários da associação, sendo uma no período da manhã e outra no período da tarde. Por fim, na sexta-feira, dia 25, foi realizada uma Tarde Dançante Inclusiva na Praça da Matriz, com participação aberta para toda comunidade, encerrando a semana com lazer, música, dança e, sobretudo, inclusão social.

Além das ações programadas, a Apae também recebeu o apoio de diversos clubes sociais e empresas locais, que promoveram lanches especiais para os usuários da associação durante toda a semana. As professoras e seus alunos prepararam diversas apresentações artísticas para receber os clubes e empresas e promover ainda mais diversão e entretenimento durante a semana.

A Apae de Patrocínio agradece a todos os envolvidos nas ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, especialmente aos usuários e famílias que participaram efetivamente de todas as atividades. Graças ao apoio e participação de todos, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi um sucesso, cumprindo seu papel ao promover o protagonismo da pessoa com deficiência e abrir espaço para o debate sobre a inclusão junto ao poder público local, além de proporcionar diversos momentos de lazer, entretenimento e socialização às pessoas com deficiência da nossa comunidade.