Em 2022, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontecerá entre os dias 21 e 28 de agosto e abordará o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”. Instituída pela Lei Federal nº 13.585 de 2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e a inclusão social de todos.

O tema proposto pela Federação Nacional das Apaes possibilita uma discussão sobre quais mudanças e adaptações nossa sociedade deve fazer para garantir a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A Federação Nacional das Apaes também traz uma reflexão importante sobre o termo “superar barreiras”. Incialmente, esse termo sugere um movimento individual das pessoas com deficiência diante das barreiras, quando, na verdade, o movimento para eliminá-las deve partir da sociedade.

A partir dessa reflexão, é possível perceber que, apesar da inclusão das pessoas com deficiência ser um tema recorrente nos dias atuais, ainda é um processo repleto de desafios e estigmas. Falar sobre barreiras para a inclusão é fazer um exercício cotidiano de quanto nós, pessoas sem deficiência, precisamos nos adaptar para que as pessoas com deficiência estejam, de fato, incluídas na sociedade.

Diante desse cenário, os esforços coordenados das Apaes, por meio dos Autodefensores e Federação das Apaes, são fundamentais para fomentar ações cotidianas que visem identificar barreiras junto às pessoas com deficiência, propor discussões de enfrentamento e superação das barreiras identificadas e, ainda, promover audiências para que as pessoas com deficiência possam discutir soluções para tais barreiras junto aos poderes locais.

Além das ações acima previstas, a Apae de Patrocínio preparou uma programação que visa promover momentos de interação e integração social às pessoas com deficiência da nossa comunidade, abrindo espaço para que elas possam manifestar suas opiniões e pontos de vista e compartilhar suas experiências com pessoas de toda a comunidade. Confira abaixo a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da Apae de Patrocínio.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as ações da nossa associação:

Facebook

Instagram

LinkedIn

Youtube

Para mais informações, ligue: (34) 3839-9650.