Esporte

No Esporte, são desenvolvidas diversas modalidades, como atletismo, natação, tênis de mesa, futsal e peteca. Os atletas da APAE de Patrocínio participam de campeonatos regionais, estaduais e nacionais, alcançando os objetivos esperados e representando a força da pessoa com deficiência no esporte.

A APAE conta com atletas campeões brasileiros paralímpicos nas modalidades de natação e tênis de mesa, com recorde brasileiro na natação.

Atualmente, mais de 20 atletas, com idade entre 8 e 50 anos, realizam treinamentos em 3 modalidades esportivas: natação, tênis de mesa e atletismo.

Vários atletas da associação são contemplados com o Programa Bolsa Atleta, do Governo Federal.

Equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou de necessidades especiais.

O tratamento é indicado para comprometimentos motores, como paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos, posturais, entre outros. Para a realização da terapia o paciente deve ser submetido e aprovado em avaliação médica.